Em Nampula, dados numéricos reflectem crescimento do número de raparigas a frequentar o ensino formal no distrito de Mecubúri, visto que, nos últimos três anos, num universo de 57,426 raparigas, pelo menos, um total de 25,897 frequentou o ensino.
A observação foi adiantada pelo chefe da repartição do ensino geral no serviço distrital de Educação, Juventude e Tecnologia naquele distrito, Eugénio Muehiua, em resposta ao trabalho que os funcionários do sector da educação tem levado a cabo.
“Orientados pelo Governo distrital, os líderes comunitários, os membros dos conselhos de escola, entre outros representantes da sociedade civil, unidos em prol do sucesso na educação, fazem, de forma contínua, a sensibilização das comunidades sobre a importância no ensino no contexto da luta contra a pobreza absoluta. Por outro lado, mobilizam as comunidades para inscrever todas as raparigas em idade escolar e fazer o seu acompanhamento no processo de ensino e aprendizagem”, acrescentou Eugénio Muehiua.
Outro aspecto observável é a redução do número de desistência de raparigas no ensino formal.
Sobre este aspecto, Muehiua terá explicado que, “o aluno que frequenta uma determinada escola não tem, até certo ponto, que mudar para outra, porque a mesma passa a leccionar a sexta e sétima classes e o aluno não encontra motivos para desistir alegadamente pelo facto de a sua escola ficar longe da sua residência. Quando é o caso transfere-se o aluno para outra EPC localizada mais próximo da sua residência”.