Destaque RSA captura cerca de 947 imigrantes ilegais moçambicanos

RSA captura cerca de 947 imigrantes ilegais moçambicanos

O governo sul-africano através do exército e serviços de migração “caçou” e deteve nos últimos dias cerca de 947 moçambicanos ilegais naquele país vizinho, tendo surpreendido o executivo de Nyusi, com o repatriamento inesperado de 420 cidadãos nesta sexta-feira (15).

A informação foi confirmada esta sexta-feira, pelo ministro Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, tendo avançado que as autoridades sul-africanas desencadearam uma operação uma operação que resultou a detenção de cerca de 947, sendo que 420 foram repatriados ontem ao país e os restantes 527 ainda permanecem nas mãos daquela soberania.

“As autoridades sul-africanas concentram os detidos ilegais no centro de detenção de Lindela, a outra parte dos detidos, aguarda pela sua vez de evacuação para o país. No centro de Lindela não só estão lá cidadãos moçambicanos, mas pessoas de outros países como Zimbabwe e Lesotho”, afirmou Baloi.

O governo moçambicano assegurou que foi encontrado de surpresa e não esperava uma atitude como esta por parte dos sul-africanos, depois da vaga de xenofobia. “Fomos colhidos de surpresa. Esperávamos que depois dos ataques xenófobos, houvesse alguma calmaria e se procurassem meios e formas de resolver o problema em volta ao assunto de imigração ilegal.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 03 de Outubro de 2025

Infelizmente, logo a seguir houve uma segunda vaga de operação conjunta entre as Forças Armadas, Polícia e Migração contra os estrangeiros ilegais”, espantou-se.

Como resposta o governo moçambicano foi obrigado a reactivar o centro provisório de Boane, Maputo província, para acolher os 420 compatriotas repatriados.