Sociedade Saúde Cimentos de Moçambique multada 5 milhões de meticais por poluição

Cimentos de Moçambique multada 5 milhões de meticais por poluição

O  ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) através da Inspecção Geral do Ambiente, penalizou recentemente a empresa Cimentos de Moçambique (CM) num valor estimado em cerca de 5 milhões de meticais por emissão extraordinária (Bypass).

CMSegundo Emília Fumo, Inspectora do Ambiente, a inspecção decorreu de Janeiro a Abril do presente ano em todo o país, sendo que a fábrica de cimentos foi encontrada em conflito com a lei ao realizar a emissão extraordinária de poluentes para a atmosfera, devastando, deste modo o meio ambiente.

A empresa como justificação alegou uma avaria no seu sistema, todavia os argumentos não foram suficientes para impedir que a inspecção penaliza-se a CM numa multa avaliada em 5 milhões de meticais.

“É importante que as empresas nos comuniquem as suas avarias para que nós também possamos informar a população, informando-a de que o nível de poluição poderá ser ligeiramente alto, ao mesmo tempo que trabalhamos com as autoridades da saúde, a própria empresa e todos os intervenientes para que a emissão não cause danos maiores à saúde pública”, defendeu a inspectora.

Recomendado para si:  Hospital Central de Nampula inicia campanha de cirurgias para combater fístulas obstétricas

Recorde-se que em Outubro de 2014, a CM sofreu uma multa no valor de 3 milhões de meticais por incumprimento do plano de maneio e de gestão ambiental, referente ao transporte de calcário no distrito de Muanza para a fábrica de Dondo, província de Sofala.

A operação levada a cabo pela inspecção culminou com multas à outras empresas nacionais nomeadamente Parmalat, Nifiquile, entre outras que operavam sem nenhuma licença ambiental.