Destaque BM lança programa para festividade do 40º aniversário

BM lança programa para festividade do 40º aniversário

O Banco de Moçambique (BM), publicou nesta segunda-feira o programa para festividade em prol da comemoração dos 40 anos do seu aniversário e 35 anos da criação do metical, sob o lema Inclusão Financeira no pais.

Visto que os 40 anos do Banco de Moçambique coincidem com os 40 da independência do pais, para este ano, as festividades decorrem de um modo mais amplo envolvendo seminários, actividades recreativas, culturais e desportivas, algumas das quais já iniciadas em Fevereiro, com o lançamento de um torneio desportivo que teve a duração de 60 dias em todo o pais e que envolveu 900 atletas nacionais.

Realizar-se-à um seminário, com intervenção de algumas personalidades do governo, cuja escolha do tema, “Avanços da Inclusão Financeira no pais”, tem como objectivo “…criar mecanismos para que o Banco alargue os seus serviços mais afastados da média de modo a permitir a inclusão da sociedade”, anotou Waldemar Sousa, Administrador do BM.

Portanto, o encerramento das festividades será feito a “chave de ouro” com um jantar de gala que se realizara esta semana. Contudo, vão continuar decorrendo algumas actividades culturais no museu de artes, do dia 15 do mês que corre até Junho.

Recomendado para si:  Manica: Cidadãos chineses detidos por desrespeito à suspensão da exploração mineira

De recordar que, o Banco de Moçambique comemora esta efeméride no dia 17 do mês corrente desde que foi fundado em 1975 e, sua história está indelevelmente ligada à evolução do país e das suas políticas económicas e sociais, particularmente após a Independência em que uma de suas tarefas foi a substituição, em 16 de Junho de 1980, da moeda colonial (o escudo) pelo Metical.