Destaque Mediadores exigem mais comunicação entre Dlhakama e Nyusi

Mediadores exigem mais comunicação entre Dlhakama e Nyusi

O mediadores nacionais do diálogo político entre o Governo e a Renamo apelaram esta segunda-feira, mais comunicação entre o presidente da República, Filipe Nyusi e o líder da “Perdiz”, Afonso Dlhakama para se ultrapassar o impasse sobre a despartidarização do Estado e integração dos homens residuais da RENAMO.

Falando à respeito do diálogo político entre o governo e a Renamo, o porta-voz da missão dos mediadores, Lourenço do Rosário, indignado com o ritmo que vai o diálogo entre as partes, considerou que, há uma espécie de institucionalização das conversações em curso, de modo que alguns pormenores que são aparentemente fáceis de serem resolvidos como o caso da despartidarização do aparelho do Estado, matéria que já foi submetida à Assembleia da República (AR), pelo partido MDM.

“No que tange ao quarto ponto a “exclusão e distribuição das riquezas” não é um ponto que apenas interessa ao governo e a Renamo, mas envolve toda sociedade moçambicana”, disse do Rosário, acrescentando que já alertou Nyusi e Dlhakama para alargarem o âmbito para não desmoralizar as conversações em curso.

“Temos também conhecimento da própria delegação da Renamo que o seu líder, Afonso Dlhakama terá entregue a tal lista dos militares que estão nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), aqueles que pretende que sejam devidamente enquadrados nas chefias militares”.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 02 de Outubro de 2025

Perante esta situação, o porta-voz dos mediadores, julga que a questão de enquadramento deixa de ser da competência das duas delegações.