Destaque MINEDH vai introduzir o ensino pré-escolar para crianças do 0-5 de idade

MINEDH vai introduzir o ensino pré-escolar para crianças do 0-5 de idade

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano vai introduzir no próximo mês a  Estratégia Nacional do Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-escolar, que vai abranger, numa primeira fase, 10.500 crianças dos zero aos cinco anos de idade.

O anúncio foi tornado público nesta quarta-feira em Maputo, pela Directora Nacional do Ensino Primário, Antuia Soverano, durante o primeiro encontro sobre a reflexão sobre a Educação e Desenvolvimento Humano.

A definição da Estratégia Nacional do Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-escolar “é prioritária para a socialização da criança e para que desenvolva a linguagem, alicerçando os pressupostos necessários para enfrentar, com sucesso, todas as fases subsequentes de aprendizagem. Aliás, um dos propósitos que leva o MINEDH a reintroduzir a educação pré-escolar tem a ver com a necessidade de superar a fraca qualidade no Ensino Primário e facilitar o alcance dos Objectivos do Milénio, bem como para que o aluno entre no Ensino Primário com uma base que lhe possa permitir identificar letras e sons.

Falando na ocasião,  Soverano disse que em Março vai iniciar a fase piloto do projecto em cinco províncias nomeadamente Cabo-Delgado, Nampula, Tete, Gaza e Maputo, envolvendo 150 comunidades e um total de 10.500 crianças dos 0-5 anos.

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“Há uma participação da comunidade,  onde foram criados  comités de gestão e os facilitadores que vão participar do projecto são da própria comunidade que foram preparadas para ensinar  aos petizes”, disse.

Ainda de acordo com Soverano, um dos critérios deve ser a proximidade das comunidades duma escola primária que é para garantir que as crianças continuem a estudar e deste comité também faz parte um professor que fará o acompanhamento.

De referir que as províncias foram seleccionadas obedecendo critérios tais como a taxa de subnutrição, número de crianças dos 0-5 anos, numero de crianças com seis anos que ainda não estão na escola,  o ultimo foi o acesso ao saneamento e água potável.

Enquanto não arrancam as actividades com as crianças, a directora nacional do Ensino Primário disse que vão decorrendo cursos de capacitação dos provedores que irão trabalhar directamente com os petizes, assim como outro pessoal que no terreno irá dar apoio aos centros de nível provincial e distrital.

O projecto vai decorrer em três fases abrangendo 84 mil crianças em 600 comunidades.