A República Federal do Brasil deu ontem, em Maputo, equipamento de alta tecnologia militar à corporação da Marinha de Guerra de Moçambique.
Segundo a AIM, trata-se de um simulador de manobras navais, desenvolvido pelo centro de análise de sistemas navais da marinha brasileira que deverá ser destinada para fins de treinamento básico.
Por seu turno, o Ministério da Defesa Nacional (MDN), citado pela AIM, mostra-se convicto de que este equipamento poderá contribuir para responder ao elevado número de ambientes virtuais para o treinamento, reafirmando com precisão a operação de sistemas críticos.
Assim, os homens da marinha não mais precisarão de ir ao mar para o treinamento,não obstante o simulador vai contribuir na preservação das vidas e gerar economias na operação destes sistemas.
A embaixadora do Brasil em Maputo, Lígia Maria, disse em seu discurso oficial que a doação faz parte da parceria no ramo da defesa entre Moçambique e Brasil,e o compromisso da cooperação no desenvolvimento das iniciativas conjuntas neste ramo.
Por sua vez o Ministro da defesa nacional, Salvador Mtuke, frisou que o equipamento vai orientar à marinha de guerra de Moçambique no cumprimento da sua missão de preparação e prontidão combativa.
Ainda segundo o titular da pasta da defesa nacional, este equipamento poderá igualmente contribuir para todo o cumprimento da nobre missão das Forças de Defesa de Moçambique de defender a soberania e integridade do território.