Cerca de 24 mil candidatos estão a disputar, desde segunda-feira, vagas abertas para os novos ingressos no grau de licenciatura na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique.
O número de concorrentes deste ano representa uma queda em relação ao ano passado, altura em que esta instituição do Ensino Superior do país inscreveu 26.481 candidatos para 4765 vagas em diversos cursos de licenciatura.
Cerca de 78 por cento do universo de candidatos são da província e cidade de Maputo, seguindo Gaza e Inhambane, que contam, cada uma, com cerca de cinco por cento.
Como no ano passado, Cabo Delgado e Niassa registaram o menor número de concorrentes, cada uma com o equivalente a um por cento dos 24.700 candidatos, de acordo com o Centro de Comunicação e Marketing da UEM.
Ainda segundo dados divulgados pela Universidade Eduardo Mondlane o curso de Administração Pública, conta com 2541 candidatos, Direito (2385), Medicina (2251), Contabilidade e Finanças (2039) e Economia (1553) são os cinco cursos mais concorridos, com uma média de 40 candidatos para cada vaga disponibilizada.
Das 4425 vagas lançadas para este ano lectivo, 2665 são de cursos em regime laboral, 1650 pós-laboral e 110 destinam-se a licenciatura à distância.
A Univesidade Eduardo Mondlane conta com 71 cursos de licenciatura nas suas 11 faculdades e seis escolas que funcionam em todo o país. Daquele total, 36 são leccionados simultaneamente em regime diurno e pós-laboral e os restantes 35 exclusivamente de dia.
Em Maputo os exames decorrem no Campus, nas faculdades de Direito e de Engenharia, Universidade Pedagógica e nas escolas secundárias de Lhanguene, Josina Machel e Francisco Manyanga. Em Gaza, as provas são prestadas na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto e na Secundária Joaquim Chissano, em Inhambane, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo e na Escola 3.º Congresso; enquanto em Manica decorrem na Secundária Samora Machel, e em Sofala, na UniZambeze, nas secundárias Samora Machel e Mateus Sansão Muthemba.
Já na província da Zambézia, os exames realizam-se na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, Escola Provincial da FRELIMO e Secundária 25 de Setembro.
Na província de Tete na Secundária de Tete, em Nampula, na Secundária de Muatala e na UniLúrio. Por sua vez, em Cabo Delgado os candidatos prestam as provas na Secundária de Pemba e no Niassa na Secundária Paulo Samuel Kankhomba.