O Observatório Eleitoral (OE) garante presença em todas as 65 mesas de voto a funcionar no município de Cuamba, província de Niassa, nas eleições intercalares a 17 de Dezembro corrente.
O OE vai afectar nas mesas de voto 65 observadores e igual número de supervisores.
Em comunicado de imprensa, hoje recebido pela redacção do MMO, o OE refere que a sua missão será liderada pelo director executivo, Anastácio Chembeze, coadjuvado por Augusta Almeida, oficial de Programas, e José Chocome, coordenador provincial.
”Desta forma, o OE entende estar a cumprir com a sua missão de partilhar com o público a observação eleitoral de modo a promover a transparência, imparcialidade e justeza na gestão dos processos eleitorais; integridade e respeito da verdade; estabilidade política e aprofundamento da democracia; promoção da cultura de paz e tolerância, lê – se no comunicado.
O OE assegura que fará a observação eleitoral em conformidade e respeito ao quadro legal nacional e aos princípios e padrões da região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e internacionalmente aceites.
De referir que concorrem para a presidência do município de Cuamba, Zacarias Filipe, da Frelimo, Leovilgildo Buanacasso, da Renamo e Tito Cremildo, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
















