O Ministério da Saúde (MISAU) considera que as festividades do Natal no país decorreram num ambiente mais tranquilo quando comparado a igual período do ano de 2013.
Citando os acidentes de viação como exemplo, o MISAU afirma que houve uma redução superior a 200, no número de casos reportados nas três maiores unidades sanitárias do país.
No período compreendido entre 20 a 25 de Dezembro deste ano, os Hospitais Centrais de Maputo , Beira (Sofala, centro) e Nampula (Nampula, norte) registaram a entrada de 287 pessoas vítimas de acidentes, contra 444 casos reportados no ano passado.
A mesma tendência também ocorre no número de agressões físicas registados nas mesmas unidades, que caiu de 362 casos em 2013, para 201 em 2014.
Segundo Bernardina Gonçalves, do MISAU, citada pela STV em relação aos óbitos e traumas causados por objectos pirotécnicos também se regista uma redução considerável.
”Tivemos uma diminuição de casos. No ano passado tivemos 54 óbitos e este ano tivemos apenas um. Os casos de queimadura por objectos pirotécnicos também reduziram no Natal deste ano. Se compararmos com o ano passado, diria que tivemos 27 e este ano só tivemos três. Houve uma grande diminuição, “disse Gonçalves.
Neste Natal, os três hospitais atenderam 5.253 pacientes, ao passo que no mesmo período de 2013 registaram entrada de mais de nove mil, o que representa uma redução de cerca de 40 por cento.