Sociedade Educação ICSM lança 422 técnicos de saúde ao Serviço Nacional

ICSM lança 422 técnicos de saúde ao Serviço Nacional

O Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM) graduou 422 novos profissionais de saúde, nesta sexta-feira (19), numa cerimónia que teve lugar no pavilhão da Académica, no Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane.

Dos graduados, 90 são formados em Enfermagem Geral, 116 em Enfermagem de Saúde Materno Infantil, 20 Técnicos de Anestesiologia, 30 Técnicos de Psiquiatria, 53 Técnicos de Estatística Sanitária, 28 Técnicos de Medicina Curativa, 53 Técnicos de Farmácia e 32 Técnicos de Acção Social.

O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, disse que este acto mostra o esforço contínuo do Governo de Moçambique na busca de soluções para a garantia do direito á saúde a todo o cidadão “Os avanços tecnológicos e as exigências que se impõem, sobretudo na qualidade do atendimento aos pacientes, ditam a necessidade de formar técnicos de saúde éticos, conscientes e comprometidos, no exercício da prática de cuidar da saúde, e estes pressupostos fazem parte de um conjunto de estratégias definidas pelo Ministério da Saúde para a implementação de um atendimento qualitativamente diferenciado”, afirmou Alexandre Manguele.

Manguele desafiou ainda aos profissionais de saúde lutarem contra casos de mau trato, cobranças ilícitas e a degradação dos valores morais que mancham os esforços dos milhares de profissionais dedicados. “Os recém-graduados, os professores e supervisores de estágio deverão ser o fermento rumo a um serviço de saúde de qualidade e humanizado”, disse.

Por seu turno, o director do Instituto Superior de Ciências da Saúde, Inácio Jossefa Mondlane, recordou aos graduados que O nosso maior valor é a vida “Estes graduados juntar-se-ão aos demais profissionais de saúde que, dia-após-dia, salvam a vida de milhões de moçambicanos, portanto, sobre eles pesa a responsabilidade de assistir ao povo sem considerar nenhum tipo de diferença”, referiu Inácio Mondlane.

Profissionais de saúde comprometidos com a sociedade

Os finalistas dos cursos leccionados pelo ICSM garantiram que estão preparados para servir à comunidade de forma entrosada e comprometida, tal como aprenderam ao longo dos dois anos da sua formação.

Izilda Monjane

“De mim, a sociedade pode esperar uma técnica pronta para servir e corresponder as expectativas da comunidade, de molde a responder as suas necessidades e ser útil em tudo o que for possível, com vista a melhoria da qualidade na prestação dos serviços de saúde que justifiquem que o nosso maior valor é a vida”, disse Zilda Nélia Monjane.

Zilda Monjane foi distinguida em segundo lugar na lista dos melhores classificados, para o curso de Enfermagem de Saúde Materno Infantil “Sinto-me muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Foi uma caminhada longa, onde tive de enfrentar várias dificuldades e barreiras. O apoio dos meus familiares foi crucial para vencer os momentos em que pensei em desistir”, afirmou.

Brito Mugudui sustentou as declarações da sua colega e acrescentou que “foram dois anos de muito sacrifício e muitas horas perdidas a tentar desenvolver as técnicas que ia aprendendo, mas hoje a sociedade pode esperar um profissional bem preparado para resolver os problemas de saúde que a população enfrenta”.

Saliente-se que destes profissionais, 367 foram afectos ao Serviço Nacional de Saúde, 31 para o Ministério da Mulher e Acção Social e 4 para o Ministério da Defesa Nacional.

Graduacao89