O Programa Mestre da Cerveja, insere-se no forte compromisso que a empresa Cervejas de Moçambique (CDM) tem com a profissionalização e formação dos recursos humanos envolvidos desde o momento da criação da cerveja, até à forma de servi-la.
O propósito deste programa é comunicar aos participantes que a Laurentina Premium é uma marca especial, de requinte: produzida 100% à base de malte Pilsen sem aditivos nem conservantes, possuindo altos padrões de qualidade que já valeram à marca, prémios internacionais, sendo assim uma marca reconhecida internacionalmente que merece um tratamento especial e diferenciado.
Durante a formação, finda a qual se espera que os “barmen” e serventes se tenham tornado verdadeiros especialistas na arte da cerveja, serão abordados os seguintes tópicos: Método de fabrico; Rota pela fábrica (braçagem, fermentação, filtração e enchimento); Gestão e conservação da cerveja; Abordagem ao cliente; Servir com perfeição – garrafa; Servir com perfeição – draught.
O Programa Mestre da Cerveja vai contar com 7 sessões, cada uma com diferentes grupos de barmen e serventes, vindos de diversos estabelecimentos das cidades de Maputo e Matola.
Em entrevista com ao MMO, o representante da área comercial da CDM, falou da iniciativa da Laurentina Premium, onde surge pela necessidade de dar a conhecer e dar mais informação, dar ferramentas aos Barmans, pois são estes que os representam no mercado, para que estes consigam abordar ao cliente de forma mais explicativa e de uma forma que representa a Laurentina Premium.
Sobre a selecção dos Bares, o nosso entrevistado disse: “A segmentação dos bares foi com base nos impacto que a marca (Laurentina Premium) tem e onde a marca tem alguma presença, o que não retira o desejo de fazer em mais estabelecimentos”.
“Começamos com uma base muito pequena e queremos alargar a base, não só para Maputo ou região Sul, mas igualmente levar a iniciativa para a região centro e norte do país”.
A Laurentina Premium iniciou por ser uma marca diferenciada e especial, assumindo a existência de marcas locais fortes e com qualidade superior e já conhecidas internacionalmente, a CDM pretende abranger para outras marcas e fazer uma segmentação de acordo com o consumo de marca nas diferentes zonas.
“O principal objectivo da formação não é só garantir que o barman conheça o produto que vende e capacidades para vender, mas para que também o próprio consumidor tenha uma experiência ao nível da marca”, disse.
“A formação vem a pensar mais na satisfação do cliente e os objectivos da CDM são secundários nessa formação”. completou.
Os barmans que beneficiaram da formação já estão empregues em vários estabelecimentos, e a CDM apenas convidou com a autorização do patronato para que estes barmans fossem a fábrica para esta secção de formação.