Morreu nas últimas horas desta terça-feira (28), Michel Sata, Presidente da Zâmbia. Sata que se encontrava doente à vários meses, perdeu a vida aos 77 anos de idade, em Londres, na Inglaterra, segundo anunciou o secretário-geral do Governo zambiano.
Michel Sata que estava internado no hospital King Edward VII, em Londres, capital britânica, desde 19 deste mês, esteve sob cuidados médicos, padecendo de uma doença não especificada.
“É com o coração pesado que anuncio a morte de nosso querido presidente Michael Sata”, declarou o secretário-geral, Roland Msiska, enfatizando que, o estadista, morreu no hospital londrino King Edward VII e pediu aos compatriotas para que mantêm-se a calma.
Citando uma fonte do governo zambiano, notícias de Lusaka, Sata, poderá ser substituído interinamente pelo Ministro da Defesa, Edgar Lungu, ou pelo seu vice-presidente, Guy Scott.
Scott poderá tornar-se o primeiro Chefe de Estado branco em África, depois do sul-africano, FW de Klerk, em 1994. E Michael Sata foi o quinto chefe de Estado desde a independência daquele país.