Internacional Reiterado apoio da CPLP à Guiné-Bissau

Reiterado apoio da CPLP à Guiné-Bissau

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se nesta quarta-feira (29) em Bissau, num Conselho de Ministros extraordinário, para debater a situação na Guiné-Bissau que está a sair de uma crise que se prolongou durante dois anos, na sequência de um golpe militar.

No encontro o primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira enumerou uma série de planos do seu governo para relançar o país e insistiu na necessidade de um apoio robusto da comunidade internacional, nomeadamente da própria CPLP.

“Pedimos um apoio orçamental directo. Temos conseguido cobrir as nossas despesas primárias, mas a custos demasiados elevados. Se não conseguirmos reduzir a incidência dos juros aos quais temos acesso estamos a comprometer a nossa própria capacidade de pagamento, e portanto fazemos este apelo que deixámos à consideração da CPLP”, afirmou o primeiro-ministro guineense.

Num segundo momento do seu discurso, Domingos Simões Pereira, alertou para o reforço da capacidade institucional para a formulação de políticas e colocou em evidência o pedido à CPLP no sentido de criar um plano estratégico especial de apoio à Guiné-Bissau.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

“Não nos apresentamos na mesa redonda com uma espécie de descrição das intenções. Gostávamos de poder dar um passo mais e poder estruturar os projectos que de facto sustentam a nossa visão estratégica para 2020/2025. A assistência técnica aos vários sectores sobretudo naqueles que são identificados como eixos prioritários é para nós fundamental” concluiu o primeiro-ministro guineense.

Destaques da semana