Após a vitória dos dois candidatos ao título do Moçambola época 2014, na jornada finda, a luta ficou adiada para última jornada.
Encontra- partida estão o Ferroviário de Nampula que recebeu e venceu o Desportivo de Maputo por 1-0, num jogo disputado taco-a-taco até ao minuto 94 quando a locomotiva embutiu a menina nas redes contrárias. Por seu turno a Liga Desportiva deslocou-se até ao terreno do Téxtil de Pungué, onde venceu por 4-2, numa volta no marcador que ditou a descida daquela equipa para o campeonato provincial.
Numa ronda efectuada nesta quarta-feira (29), com o objectivo de saber quem será o detentor do título na presente época, os amantes de futebol moçambicano depositaram a sua confiança na Liga Desportiva de Maputo, actual detentor do troféu e líder do campeonato com 50 pontos, mais um (1) que os nampulenses.
João Mate, adepto do Ferroviário de Maputo, disse apesar de ser fã da equipa com o mesmo nome, não podia arriscar por amor a camisola, mas sim olhando para o favoritismo que a Liga dispõe.
“A liga tem um plantel com qualidade para se tornar mais uma vez campeã, uma vez que joga em seu terreno, facilmente pode vencer o Ferroviário de Pemba. Não posso arriscar apenas porque é família Ferroviário” salientou Mate.
Os nossos interlocutores foram ainda unânimes em afirmar que, a Liga Desportiva é sempre beneficiária de árbitros facto que ajuda a vencer as partidas. Para eles se a comitiva vencer o Moçambola não será nenhuma surpresa, pois, a uma mão a mais segundo dizem os treinadores em suas análises depois de realização de uma partida.
“Por mim, se não fossem os árbitros diria que os ex.treinados por Sérgio Faife, não estariam na luta pelo título, mas ajuda que tem tido dos árbitros, coloca-os automaticamente nesta disputa que não merecem”, desabafou João Santos. Ele chamou atenção aos árbitros para que não metam a sua mão no jogo da última ronda, porque a Liga joga em casa e, é bem favorita.
A última jornada alimenta expectativas para os dois clubes, mas os Muçulmanos tem tudo para se congratularem pela segunda vez consecutiva como campeões do campeonato. A jogar em casa e com vantagem de um ponto sobre os Locomotivas de Nampula, a esperança sorria para eles.
Enquanto o Ferroviário desloca-se para Songo, onde vai defrontar o HCB tem dura e longa missão para festejar o título que o ambiciona a garganta seca. Aliás, até porque os “putos” de Nampula dependem de um empate ou de uma possível derrota dos muçulmanos, diante dos Locomotivas de Pemba. Um aspecto ditará o resultado das duas equipas depois do apito final.