No apuramento provisório, das eleições multipartidárias, realizadas recentemente, em todo o país, no circulo eleitoral de Gaza, o partido Frelimo conseguiu conquistar os Catorze assentos que estavam em disputa na corrida, mas cede dois a Renamo, em Inhambane.
Com estes resultados a tona, democraticamente, significa que, no circulo eleitoral de Gaza, a oposição fica sem nenhum representante, visto que a Frelimo, conseguiu assegurar todos os assentos disponíveis, contando apenas com seus deputados, com todo poder político inculcado pela Constituição da República (CC), aliais, naquele ponto do país, a oposição fica inexistente.
Enquanto que, na província de Inhambane, a Renamo conseguiu introduzir dois deputados, em representação do seu partido, nomeadamente, Carlos Samussone Maiela e Gania Aly Abdula Mussagy, e pela bancada da Frelimo, 14: Eneas da Conceição Comiche, Aires Bonifácio Baptista Ali, Severiano Romão Khoy, Ana Rita Geremias Sithole, Sara Mamudo Abdula Vassanegy, Valdemiro de Georgina Pascoal Nhancengo, Gildo Fortunato Elias Muaga, Jovial Setina Mutombene Marrengue da Cruz, Emília Alfredo Pereira, Filipe Jaime, Gonçalves Maceda e Jerónima Agostinho.
Ainda na terra de boa gente, como define a história moçambicana, o MDM, não teve a mesma sorte, não conseguiu sequer um deputado para a Assembleia da República. Aliais, o mesmo aconteceu na província de Gaza.
O MDM conseguiu para a próxima legislatura aumentar seu quadro de deputados, com um incremento de pouco mais de 15 Deputados.