Destaque Ébola: Primeiro caso de contágio nos EUA

Ébola: Primeiro caso de contágio nos EUA

Foi confirmado, no domingo, o primeiro caso de contágio de Ébola nos Estados Unidos. Trata-se de uma enfermeira que assistiu um liberiano doente num hospital do Texas.

As autoridades sanitárias estão a vigiar 48 pessoas que contactaram com o paciente liberiano durante a hospitalização, e tentam descobrir quem esteve em contacto com a enfermeira agora infectada.

“Infelizmente é possível que nos próximos dias sejam registados mais casos de Ébola. Isto deve-se a uma eventual falha no protocolo de segurança das pessoas que estiveram a tratar aquele paciente”, afirmou o Dr. Tom Frieden, director do Centro de Controlo de Doenças.

A enfermeira trabalhava no centro hospitalar Texas Health Presbyterian, em Dallas, onde foi tratado o liberiano Thomas Eric Duncan, internado a 28 de Setembro e que veio a falecer a 4 de Outubro.

O presidente Barack Obama ordenou que se realize “o mais rápido possível” uma investigação à “aparente” falha nos protocolos de controlo de infecção que originou o contágio.

Obama pediu ainda que as autoridades federais de saúde tomem medidas adicionais “imediatas” para garantir que os hospitais e os fornecedores de cuidados de saúde estejam “preparados” para seguir os protocolos adequados no tratamento do vírus.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026

Este é o segundo caso de contaminação fora do continente africano, após Teresa Romero, uma auxiliar de enfermagem de 44 anos ter sido infectada ao tratar um missionário que morreu depois de ter sido repatriado da Serra Leoa para Espanha.