Más notícias para os passageiros da Air France. Os pilotos da companhia aérea francesa entram, esta segunda-feira, em greve. A administração da transportadora estima que cerca de 50% dos voos sejam cancelados.
O segundo sindicato do sector, o Spaf, assim como o Alter, pouco representativo, apelam a uma paralisação até ao dia 18. A organização sindical maioritária, o SNPL, fez um apelo à greve até ao dia 22 de setembro. A realizar-se, será a mais longa paralisação levada a cabo pelos pilotos da Air France desde 1998.
Os pilotos opõem-se às condições de expansão da filiar a baixo custo da empresa, a Transavia. Até 2017, o grupo Air France-KLM prevê transportar mais de 20 milhões de clientes e operar uma frota de 100 aviões com a filial “low cost”. Pequeno problema: aquando da criação da Transavia, foi assinado um acordo que limitava a frota a 14 aviões.
A Air France – que prevê perdas da ordem dos 10 a 15 milhões por dia de greve – aconselha os passageiros que o possam a adiarem a viagem, a mudarem o bilhete ou a pedirem o reembolso.