Destaque Neste ano o número de abstenções nos votos vai reduzir

Neste ano o número de abstenções nos votos vai reduzir

O Presidente do Conselho da Juventude da cidade de Maputo (CJM), Deusdésio Magule, e o programa Mbora lá votar, vem levando a cabo acções de mobilização ao eleitorado, para as próximas eleições marcadas para o próximo 15 de Outubro.

O Conselho da Juventude da Cidade de Maputo, analisando o atual período da campanha, entende que, encontra-se num bom ritmo, e que as expectativas estão a ser alcançadas, e gostava de ver também ultrapassadas as abstenções do último pleito eleitoral (2009).

“De acordo com o acompanhamento que temos feito, sobre o processo da campanha, dizemos de viva a voz, está tudo, apesar de em algum momento houver pequenas barafundas entre os partidos, mas é o de menos. Nós a CJC, sentimos que os três principais candidatos a corrida mostram-se satisfeitos com o nível em a campanha se encontra”, referiu o Presidente”,

Uma vez que, o programa levado a cabo pela organização, visa fazer uma educação cívica ao eleitorado, para afluir no voto, o pelouro máximo daquela organização, Deusdésio Magule, questionado sobre o nível de participação do eleitorado nos pleitos, considerou que haverá mudança e, o nível das abstenções comparado com os outros anos, vai reduzir.

“Com o nível de resposta que estamos a receber no terreno, nós sentimos que haverá alguma mudança, o nível das abstenções que assistimos ao longo dos outros anos, vão de facto mudar positivamente”, destacou a fonte.

Refira-se que, estatísticas oficiais do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) indicam que a taxa de abstenção subiu de 12,60 por cento, nas primeiras eleições multipartidárias em Moçambique, em 1994, para 61,25 nas quartas eleições gerais de 2009.

Já nas eleições autárquicas, a taxa de abstenção nas urnas caiu de 85,42 por cento, em 1998, para 56,82 por cento em 2008, uma média ainda acima do aceitável. Para este ano, espera-se que, neste ano, o número de abstenções nas eleições gerais, deste ano, possa reduzir.