O Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, considera que a juventude ama a pátria moçambicana, identifica-se com o seu povo, e é uma juventude com grande cultura patriótica, por ser empreendedora com iniciativas que enaltecem os seus heróis e engrandecem o seu país.
Num encontro em que, o primeiro-ministro, Alberto Vaquina, encontrava-se diante da realização da primeira gala da juventude, o ministro, considerou que, a juventude constitui a força motriz do desenvolvimento do país.
A juventude constitui o futuro e o garante da edificação da nação moçambicana, sendo a verdadeira força motriz para o combate a pobreza. É na juventude que se situam as pessoas com mais energia e dinamismo pelo que a juventude, ocupa o núcleo central da nossa agenda nacional.
“É com efeito, fundamentalmente ao serviço das crianças e jovens que a nossa sociedade como as demais se estruturam. As famílias, os pais e a sociedade, estão ao serviço da juventude, cujo desenvolvimento e crescimento devem protegê-lo, uma vez que os jovens, representam a sua e a nossa continuidade. Representam ao fim e ao cabo, a nossa eternidade”, exaltou Vaquina.
Pela gala e pela homenagem ao presidente da Republica, Armando Guebuza, o ministro, reconheceu os feitos da juventude, e sublinhou que, é uma iniciativa que enaltece a moçambicanidade, entretanto, é uma juventude que tem demonstrado sinais inequívocos de grande maturidade.
Ademais, Alberto Vaquina, exortou os esforços que os jovens tem feito, sobretudo pelos desafios que tem enfrentado, no dia-a-dia, a fonte, disse explicando que, a juventude ama a pátria moçambicana, identifica-se com o seu povo, é uma juventude com grande cultura patriótica, por ser empreendedora com iniciativas que enaltecem os seus heróis e engrandecem o seu país.
Satisfeito com os jovens, ajuntou que o jovem moçambicano, acarinha os seus idosos e os toma como fonte de inspiração e referência para o seu desenvolvimento social e cultural como indivíduo e como cidadão. E sente-se orgulhoso pelos jovens que no dia-a-dia encontram-se engajados em diversas frentes de lutas para o desenvolvimento do país.
Refira-se que, nesta gala, para além da homenagem do chefe do Estado, houve também, a atribuição de prémios a 15 jovens que se destacaram em várias categorias como, jovem empreendedor, jovem criativo, entre outras.