O Ex- Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva expressou o desejo de ver o candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi, vencer as eleições de 15 de Outubro.
O Ex- presidente do Brasil expressou esse desejo no desenrolar de uma audiência que concedeu a Filipe Nyusi, ao longo da visita de trabalho que o candidato presidencial efectua àquele país.
Na ocasião Lula da Silva disse que Gostaria seu amigo Filipe Nyusi ganhasse as eleições presidenciais.
“As palavras que ouvi de si aqui são verdadeiras e puras,Tenho fé que o povo de Moçambique depositará em si total confiança “, afirmou o ex-presidente do Brasil.
Entre os corredores dos escritórios onde o ex-presidente trabalha foi decorrendo uma conversa entre os dois amigos e quando se dirigiram à sala previamente preparada para a audiência a conversa estava já no fim.
Na conversa com o Ex presidente brasileiro Filipe Nyusi procura transmitir confiança aos mercados, investidores e parceiros de cooperação que Moçambique é um país seguro. Os períodos eleitorais potencialmente retraem investimentos, uma tendência que dura até ao anúncio oficial dos resultados do escrutínio.
Ainda neste encontro Lula da Silva fez menção às relações de amizade que mantém com o antigo presidente moçambicano Joaquim Chissano, com o actual Presidente da República, Armando Guebuza, para esclarecer o seu apoio a Filipe Nyusi.
Em concordância com a visão do ex-presidente do Brasil Filipe Nyusi referiu-se de forma singular às prioridades que não devem esperar mais do que um mandato para serem concretizadas,destacando o acesso aos medicamentos como uma dessas prioridades.
” A disponibilidade de medicamentos é uma questão de vida e não pode depender dos ciclos políticos, a produção de alimentos é uma questão de sobrevivência, não pode esperar, o acesso à educação e habitação condigna, não podem esperar ”, sublinhou Nyusi reiterando que a questão social é prioridade de qualquer governante que ama o povo.