O Ministério de Educação (MINED) lançou ontem, em Maputo, a terceira edição das Jornadas de Educação cujo objectivo é formar integralmente os alunos, particularmente na leitura e escrita.
As jornadas decorrerão entre os dias 13 e 15 do mês corrente sob o lema “Leitura e Escrita na Formação e Desenvolvimento de Competências para a Vida”.
Falando em conferência de imprensa a directora nacional do Instituto Nacional do Desenvolvimento de Educação (INDE), Samaria Tovela, disse que a iniciativa tem como objectivo a partilha de experiências de leitura e escrita entre professores, estudantes, académicos e o público.
” No país tem se verificado cada vez mais um desinteresse de leitura o que de certa forma traz um desequilíbrio entre o saber ler e escrever por isso achamos ser pertinente interligar o lema com a actualidade”, explicou Tovela.
Segundo Tovela não existe liberdade, justiça nem uma nação acção desenvolvida, sem que a sociedade domine a leitura e a escrita.
Na ocasião a directora anunciou a introdução da “Provinha Já sei ler”, um instrumento de avaliação diagnostica e formativa que o MINED introduziu em escolas especificadas do país, como uma das formas de incentivar a leitura e a escrita ainda em alunos do primeiro ciclo.
No que diz respeito aos resultados alcançados pelas escolas que já implementaram o projecto, Tovela disse acreditar que é possível desenvolver leitura e escrita nos alunos em cinco meses.
No evento, em que participarão cerca de 240 agentes de educação, serão apresentados temas como Formação de Professores, Administração e Gestão Escolar, Ensino a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino, entre outros.