O Governo moçambicano investiu com um valor estimado em 50 milhões de dólares norte americanos através de um fundo concedido pelo Exim Bank, em representação do governo da República da Coreia para a construção do maior centro hospitalar da província da Zambézia.
Entretanto, as obras decorrem num ritmo positivo cuja sua entrega está prevista para Maio do próximo ano.
De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, “aquele hospital está previsto no plano, que seja entregue em Maio de 2015, e as obras estão a avançar num bom ritmo e estamos muito confortáveis em relação ao progresso do hospital.
Trata-se de um hospital central que vai fornecer serviços semelhantes aos demais hospitais existentes no país, com vista a tornar os serviços de saúde mais próximos do cidadão.
O investimento aplicado naquele empreendimento é fundamental, pois serve para melhorar os serviços prestados pelo Serviço nacional de saúde, visando dar resposta às exigências impostas pelo crescimento económico e social do país, permitindo que mais moçambicanos participem, com saúde e de forma activa, no processo de desenvolvimento.