Destaque EMTPM terá mais autocarros

EMTPM terá mais autocarros

A Empresa Municipal de Transporte Público de Maputo (EMTPM) dispõe de cerca de 50 autocarros de marca VW para reforçar a actual frota. As mesmas foram adquiridas na África de Sul e a sua chegada está prevista para o mês de Outubro do corrente ano.

Segundo Lourenço Albino, administrador do pelouro de Desenvolvimento de Negócios e Projectos na EMTPM, os 50 autocarros serão afectos no transporte de passageiros na capital do país e nas demais rotas exploradas pela firma. Sem precisar os montantes envolvidos no negócio, o interlocutor limitou se em dizer que os fundos  foram desembolsados pelo Governo Central.

Lourenço Albino afirmou que os autocarros serão usados logo que chegarem ao país, em Outubro, acrescentando que actualmente, a empresa opera com uma média de 150 viaturas por dia.

A frota daquela firma, que herdou grande parte do património da extinta Transportes Públicos de Maputo (ex-TPM), sofreu uma ligeira baixa com a entrega ao município da Matola dos autocarros previstos no quadro da divisão dos bens da empresa que deixou de existir, no contexto da descentralização.

Antes da divisão, a empresa tinham cerca de 240 autocarros operacionais. Entretanto, a cidade da Matola que também já activou a sua Empresa municipal de Transportes Públicos (ETM), já revela problemas de inoperacionalidade de uma parte considerável dos 75 autocarros  que recebeu de Maputo devido a avarias. Desta feita, apenas 18 é que funcionam e com deficiências mecânicas.

Refira-se que aquela autarquia no momento está igualmente no mercado a busca de 20 autocarros, num investimento a ser suportado pelo Governo Central.

Alias, as aquisições de novas viaturas por parte destas duas empresas, anunciadas em Julho e neste Agosto, foram antecedidas pela comunicação do secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, que refere que o Governo orientou e recomendou a compra de autocarros com vista a minimização da crise do serviço que se regista nas grandes urbes do país.  

Sem avançar números dos autocarros nem de valores envolvidos no negócio, Pedro Inglês fez saber que os meios deverão começar a operar ainda este semestre e o processo inclui também o município da Beira.