Politica Armando Guebuza homenageado pelo Conselho Nacional da Juventude

Armando Guebuza homenageado pelo Conselho Nacional da Juventude

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) vai homenageia amanhã, em Maputo, o Presidente da República, Armando Guebuza, pela sua participação  na definição de políticas públicas que dizem respeito  ao desenvolvimento da juventude no país durante os  quase 10 anos do seu mandato.

Segundo o actual presidente do Conselho Nacional da Juventude, Manuel Formiga a cerimónia terá lugar no decurso duma gala organizada pelo Instituto Nacional da Juventude e a Comunidade Académica de Moçambique (CADE) com objectivo de agraciar jovens que se tenham destacado como referência de liderança no associativismo juvenil em todas as províncias do país.

A Actividade enquadra-se no âmbito das celebrações do dia Mundial da Juventude assinalado no próximo dia 12 de Agosto tendo como lema “juventude pilar da nação”.

Formiga disse ao “Noticias” que era desejo da agremiação que a cerimónia central de deposição de coroa de flores tivesse lugar na Praça da Juventude, depois da sua requalificação, mas tal não será possível

“Definimos como uma prioridade do nosso mandato e por recomendação da assembleia-geral a requalificação da Praça da Juventude. Já temos, neste momento, o projecto acabado, temos parceiros e estamos em contacto com o Município para podermos dar início do processo de requalificação da Praça”, explicou.

A semana da juventude foi oficialmente lançada no passado dia cinco do mês em curso em todo o território nacional. Diversas actividades, entre palestras, colóquios sobre vários temas, dentre os quais reflexão sobre o papel da juventude na preservação da paz, e de carácter desporto e recreativo decorrem em todo o país para assinalar a semana da juventude.

Sobre participação da juventude nos processos eleitorais, Manuel Formiga afirmou que os jovens são particularmente chamados a afluírem em massa e de forma ordeira aos postos de votação no dia 15 de Outubro, num acto de cidadania e democrático que visa a escolha livre dos manifestos e dos futuros dirigentes do país.

Formiga afirmou que quando a actual direcção do CNJ iniciou o seu mandato, recebeu da assembleia-geral da agremiação a recomendação para a constituição do Parlamento da Juventude. Neste sentido, disse, o projecto para a sua concretização já está finalizado e em coordenação com o Ministério da Juventude e Desporto foi semana passada apresentado ao Conselho de Ministros, aguardando-se pela sua operacionalização.

Disse que o Parlamento da Juventude deverá acolher os membros do Parlamento Infantil, após o término do seu mandato.

 

Destaques da semana