A Zâmbia afirmou que as sanções impostas ao Zimbabwe afectam os objectivos do país para um crescimento económico e um desenvolvimento sustentável e lançou um apelo ao Reino Unido a favor de um alívio.
O ministro zambiano das Finanças, Alexander Chikwanda fez este apelo durante um encontro com a secretária de Estado britânica para o Desenvolvimento Internacional, Justine Greening, para discussões bilaterais destinadas a aprofundar e reforçar as relações de cooperação entre a Zâmbia e a Grã-Bretanha.
“Pedimos ajuda para o nosso vizinho Zimbabwé a favor de um alívio ou de um levantamento das sanções impostas contra este país. As nossas economias são interdependentes e quando há um problema num país da região os outros países vizinhos vão ressentir os efeitos da crise”, declarou Chikwanda.
Alexander Chikwanda exortou igualmente a Grã-Bretanha a continuar a apoiar o Governo zambiano na sua política de desenvolvimento através duma parceria em vez duma política de ajuda ao desenvolvimento que mostrou os seus limites.
“Precisamos de desenvolver a nossa economia e reduzir a dependência estrangeira. A sua visita testemunha de novo a cordialidade e as boas relações entre os nossos dois países”, sublinhou o ministro das Finanças da Zâmbia.
A secretária de Estado britânica prometeu, por sua vez, que os investidores britânicos aproveitarão as inúmeras oportunidades da Zâmbia.
Justine Greening indicou que delegações empresariais britânicas vão brevemente efectuar uma visita à Zâmbia para prosperar oportunidades de investimentos antes da realização de uma reunião internacional sobre investimento prevista para Londres, com vista a aumentar os investimentos britânicos no país da África Austral.