O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza participa de 4 a 6 de Agosto próximo na cimeira dos Estados Unidos da America (EUA) e Lideres Africanos.

A cimeira, de acordo com Henrique Banze, Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação que falava na qualidade de portavoz da 19ª sessão ordinária do Conselho de Ministros que teve lugar ontem, pretende discutir assuntos que são do interesse dos EUA e dos líderes africanos.

Banze fez saber que três assuntos importantes irão nortear a cimeira para a qual estão convidados maior parte de lideres africanos, nomeadamente a economia, paz e segurança e futuras gerações.

“No caso do primeiro tema (economia), tem a ver com o investimento em África e será sob o lema investindo no futuro de África. O que é que os lideres pensam do ponto de vista de economia, o que deve ser investido, em que áreas, medidas e impactos desse investimento”, disse Henriques Banze, para depois acrescentar que “o segundo tem a ver com a paz e segurança com incidência regional. Qual e’ o papel que os lideres Africanos e EUA devem ter. as questões de paz e segurança estão no topo da agenda pelas implicações que tem para os investimentos económicos e sociais”.

No tocante ao tema futuras gerações, segundo deu a conhecer Banze, particular realce será dado a questão do que devera ser a governação para as futuras gerações, viradas essencialmente para a juventude.