Politica Moçambique e Bielo-Rússia assinam acordo de cooperação

Moçambique e Bielo-Rússia assinam acordo de cooperação

O Presidente da Bielo-Rússia, Aleksander Lukashenko e o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina comprometeram-se ontem em Minsk a fazer tudo, para que os dois países reatem a sua cooperação bilateral que mantiveram até ao começo da década de 90, quando este país europeu era ainda parte da agora União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

O acordo, que prevê uma cooperação em onze áreas diferentes, com prioridade para a área agrícola, educacional e empresarial, foi assinado pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze, representando Moçambique, enquanto pelo lado bielorusso assinou o documento Valentim Rybakov, também vice-ministro.

Na audiência, cuja primeira parte esteve aberta aos jornalistas, o líder bielorusso destacou que já não faz mais sentido, que os dois países sejam tão amigos e com excelentes relações políticas, mas que não estejam a ter uma boa cooperação na economia a altura das suas potencialidades.

“Devemos aproveitar esta grande bagagem que é o nosso óptimo relacionamento político, para dela nos servirmos para uma maior e mais diversificada cooperação, em prol do bem-estar comum dos dois países que já no passado tiveram uma ajuda mútua bastante dinâmica”, disse.

Segundo o líder bielorusso , convidaram Alberto Vaquina para com ele estudarem as formas mais adequadas que possam levar ao reatamento imediato da cooperação entre os dois países, uma vez que há uma cooperação bilateral muito limitada.

Recomendado para si:  Frelimo agenda reunião do Comité Central para Abril

Por sua vez, o Primeiro-Ministro Alberto Vaquina disse haver também da parte do Governo moçambicano, grande vontade de reatar e incrementar a cooperação com a Bielo-Rússia.

“É urgente que os dois países reatem a sua cooperação multilateral para o benefício mútuo dos povos de ambas as nações”, vincou.

Segundo Vaquina há mais do que todas as condições para que a cooperação entre os dois países seja vantajosa.

Portanto no que é já visto como o passo mais importante para o reatamento desta cooperação de que os dois países se comprometem a levar a cabo, a Bielo-Rússia e Moçambique assinaram hoje um Acordo Geral que estabelece as bases e os termos em que irão cooperar.

Para além deste Acordo Geral, os dois países rubricaram também hoje um Comunicado Conjunto em que se explica com algum detalhe as decisões que estão sendo tomadas durante esta visita de Vaquina.

De referir que hoje Vaquina visita uma fábrica de tractores e a locais históricos, antes de rumar a Moscovo onde fará uma breve visita a Rússia.

 

 

 

Destaques da semana