O Ministério de Educação (MINED) iniciou ,quarta-feira, uma acção de supervisão das escolas do país, tendo como meta alcançar um funcionamento disciplinar e qualitativo nas instituições de ensino.
A supervisão, que termina a 27 do corrente mês, abrange 33 distritos, sendo que, em cada um destes, as equipas escalarão entre três a cinco escolas.
O trabalho de supervisão inclui a participação dos agentes do MINED nas aulas e a interacção com os respectivos professores.
O porta-voz do MINED, Eurico Banze, disse que trata-se de uma monitoria que vem sendo feita pelo Ministério desde os tempos, embora não anunciada.
Segundo Banze cerca de 800 mil carteiras dão falta nas escolas espalhadas pelo país num ano em que a previsão é da colocação de 124 mil unidades para acomodar as crianças durante as aulas.
Em relação ao défice de 788 mil carteiras, o MINED avança que do ano passado a Abril deste ano pelo menos 841 salas de aula foram construídas no país, o que perfaz 6710 locais para aulas edificados de 2006 a esta parte.
Banze afirmou que a supervisão enquadra-se em verificar o grau do cumprimento do Plano Estratégico de Educação 2012-2016, em todas as vertentes.
O referido Plano aponta que, no ensino primário, o governo deve assegurar que todas as crianças tenham oportunidade de concluir uma educação básica (7ª classe) com qualidade. Na alfabetização e educação e adultos visa reduzir o analfabetismo, dando particular atenção às mulheres.
Para o ensino secundário, o Plano preconiza a expansão, de forma equitativa e acessível, do ensino secundário geral, garantindo a sua qualidade e relevância.
No Ensino Técnico-Profissional deve melhorar o acesso, a relevância e a qualidade para o desenvolvimento do País e, no ensino superior, o MINED pretende promover a participação e o acesso a um ensino superior que responde às necessidades para o desenvolvimento socioeconómico do país, garantindo a sua eficácia, equilíbrio e sustentabilidade.