Internacional Barcelona: Aberta investigação para apurar causas do incidente com dois...

Barcelona: Aberta investigação para apurar causas do incidente com dois aviões

O incidente com  dois aviões no aeroporto de Barcelona na madrugada do último sábado já está a ser investigado pela Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), entidade que gere os aeroportos espanhóis.

No entanto, segundo o comunicado da AENA, as imagens que mostram o momento em que um dos aviões abortou a aterragem, aparentemente para evitar colidir com o outro não fazem parte da investigação.

O vídeo foi captado por um «spotter», nome pelo qual são conhecidos os entusiastas da aviação que fotografam e filmam perto de aeroportos.

Nas imagens pode ver-se um Airbus A340-300, das Aerolíneas Argentinas, a cruzar uma das pistas do aeroporto de Barcelona antes de levantar para Buenos Aires. Entretanto, um Boeing 767-30, da companhia aérea russa UTair, procedente de Moscovo, teve de abortar a aterragem.

Especialistas garantem que este aparelho estava a 60 metros do chão e demoraria apenas 20 segundos a aterrar no local onde estava o outro avião. A AENA  nega esta análise e responde apenas que há uma investigação em marcha.

A entidade que gere os aeroportos espanhóis notificou o caso à Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil para sua análise e correspondente investigação, que confirmará a existência de tal incidente e determinará as suas causas.

Todas as fontes oficiais negam até agora o perigo. O porta-voz da Associação de Controladores de Tráfego Aéreo garante que havia tempo para os dois aviões fazerem as respectivas manobras, apesar de admitir que ocorreu qualquer erro.

Recomendado para si:  Manifestantes incendeiam residências de líderes políticos em Katmandu após protestos mortais

«É um incidente sério, mas não houve risco de colisão», afirmou David Guillamón.

No aeroporto de Barcelona, a versão também é que  a pista tem 2.528 metros e o avião russo estava a aproximar-se do início dela, o aparelho argentino já estava a sair e o ponto de onde são captadas as imagens pode levar a uma ilusão de óptica que os aproxima quando, na verdade, estão a cerca de mil metros de distância. De qualquer maneira, pelo menos o piloto do Boeing achou que havia risco e levantou de novo.

A nota da AENA esclarece que a manobra que o avião russo fez  chama-se «go around» e que se trata de um procedimento regular que conta com todas as garantias de segurança e para a qual os pilotos estão treinados.