Nacional Angoche inicia processamento de areias pesadas

Angoche inicia processamento de areias pesadas

A mineradora chinesa Haiyu Mozambique Mining Limitada, que opera na localidade de Sangage, distrito de Angoche, província de Nampula, acaba de iniciar as suas operações de processamento de areias pesadas visando a separação, numa primeira fase, do ilminite e zircão.

Trata-se de um projecto que ajuda para a expansão das oportunidades de acesso ao emprego naquela região e o reforço da base de colecta de receitas fiscais para o Estado.

Com capacidade de processar 20 toneladas de areias pesadas por dia, para o inicio das actividades foram investidos cerca de 30 milhões de dólares norte-americanos, incluindo a operacionalização da planta de extracção de minérios e neste momento as operações de processamento de areias pesadas circunscrevem-se na separação de ilminite e zircão.

O projecto emprega 505 trabalhadores, dos quais 65 estrangeiros. Na unidade de processamento para separação de areias pesadas estão afectos 21 trabalhadores que garantem os três turnos de oito horas de laboração cada.

O Director provincial dos Recursos Minerais e Energia em Nampula, Moisés Paulino que escalou Sangage com objectivo acompanhar as actividades da mineradora, expressou a satisfação do Governo pelos avanços alcançados, até ao momento.

“Aliás, a entrada em funcionamento desta empresa vai espevitar o surgimento de outras actividades de geração de emprego, mais concretamente na área do turismo de que o distrito de Angoche tem grande potencialidade e que ainda não está a ser explorado. Para além de que a própria empresa vai precisar de trabalhos de hotelaria para os seus trabalhadores”, observou.

Por isso Paulino apelou a direcção do empreendimento apela para um relacionamento saudável com os trabalhadores que, segundo ele, são um suporte para ultrapassar possíveis divergências que possam surgir e que podem afectar o processo laboral da empresa.

Com o fim das exportações de minério em bruto, por força do memorando rubricado com o Ministério dos Recursos Minerais, Haiyu Mozambique Mining Limitada passa a pagar mais impostos, contribuindo para o aumento da receita do Estado.