Internacional Activista saudita condenado a 15 anos de prisão

Activista saudita condenado a 15 anos de prisão

Um Tribunal da Arábia Saudita condenou, no último domingo, a 15 anos de prisão um destacado advogado de direitos humanos, Waleed Abulkhair e proibiu-o de viajar durante mais 15 anos, por acusações relacionadas com activismo.

De acordo com a agência de notícias saudita SPA, o Tribunal Criminal especializado na cidade costeira de Jiddah considerou Waleed Abulkhair culpado de «minar o regime e as autoridades», «incitar a opinião pública contra o Governo» e «insultar o poder judicial».

O tribunal, que foi criado em 2008 para julgar casos de terrorismo, multou ainda Abulkhair em 200 mil riyals equivalente a 39 mil euros.

Waleed  Abulkhair é também obrigado a fechar os sites relacionados com a organização que dirige: a «Monitor of Human Rights Saudi Arabia» (Monitor de Direitos Humanos na Arábia Saudita). O Governo diz que a organização opera de forma ilegal como uma organização não-licenciada que tenta incitar o público contra o Governo.

De referir que este é o preço que Abulkhair estava à espera de pagar na sequência da defesa dos direitos humanos e da luta pelos oprimidos, afirma a organização em comunicado, citado pela CNN.