O país celebrou ontem o 39º aniversário da independência nacional com olhos postos na consolidação da paz e da unidade nacional.
Face aos ataques que se registam no centro do país, concretamente no troço Save-Muxungue, o presidente da República Armando Guebuza, voltou a reiterar que o diálogo é a única via que pode levar os moçambicanos a consolidar paz e a unidade.
‘’O único meio que temos para travar o conflito armado no centro do país é o diálogo entre os moçambicanos e não devemos perder a esperança de alcançarmos a paz que todos almejamos ’’, disse Guebuza.
No que tange ao crescimento do país ao longo dos 39 anos, o presidente da República disse que o Moçambique está registar avanços positivos rumo ao desenvolvimento citando como exemplo as descobertas do gás na Bacia do Rovuma.
De salientar que as comemorações do 39º aniversário da independência nacional cujas cerimonias centrais tiveram lugar ontem na praça dos Heróis Moçambicanos em Maputo acontecem numa altura em que o país espera realizar as eleições presidenciais e legislativas, marcadas para o dia 15 de Outubro próximo.
Tomaram parte nas cerimônias representantes do governo, de organizações da sociedade civil, membros do corpo diplomático acreditados no país e a população em geral.