Internacional Ebola ameaça vizinhos da Guine Conackry

Ebola ameaça vizinhos da Guine Conackry

Este alerta ocorre numa altura em que esforços pelas autoridades sanitárias guineenses e organizações internacionais não estão a surtir efeitos desejados, sobretudo depois da doença matar 399 pessoas, de um total de 635 casos na Guiné Conackry, Serra Leoa e Libéria, desde a sua eclosão em Fevereiro deste ano.

A doença, cujos casos continuam a aumentar, o que preocupa sobretudo as autoridades sanitárias, foi pela primeira vez descoberta na região da África Central, em 1976.

O Director regional da OMS para África, Luís Sambo disse que a doença já não está a afectar apenas a um país específico, mas tornou-se uma crise na região da África Ocidental, o que exige a tomada de uma acção urgente dos governos e parceiros.

Face ao problema, segundo Luís Sambo, a OMS vai convocar, próxima quarta-feira, em Acra, capital do Gana, uma reunião especial de Ministros da Saúde de 11 países, com vista a elaborar um plano de combate à doença.

A febre Ébola, com uma taxa de fatalidade de 90 por cento, ainda não tem cura e tem
como sintomas altas febres, dores de cabeça e de músculos, conjuntivite e fraqueza, seguindo-se depois a fase de vómitos, diarreia aguda e hemorragia interna e externa.