“Toyota Runx” ou “Allex” são os dois modelos de carros mais procurados pelos ladrões de viaturas na cidade de Maputo, depois de, no passado, ter sido o “Corolla”. Em cada semana, pelo menos duas viaturas de marca “Ranex” ou “Allex” são roubadas na cidade de Maputo.
E a cada dia que passa a tese confirma-se, para desespero dos proprietários dos dois modelos desportivos da empresa japonesa. Só na semana passada, quatro viaturas foram roubadas em diferentes bairros da capital por indivíduos que, pela sua forma de actuação, levam a PRM a supor que se trata do mesmo grupo.
As quatro viaturas, todas da marca “Toyota”, sendo duas “Ranex” e duas “Allex”, segundo os dados apresentados pelo Comando da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo, foram roubadas nos bairros Central “C”, Alto-Maé, Laulane e Sommershild. Os assaltantes, para conseguirem apoderar-se das viaturas, ameaçaram as vítimas com objectos contundentes.
O porta-voz da PRM no comando da cidade, Orlando Mudumane, disse que a Polícia, logo que tomou conhecimento dos roubos, fez algumas diligências, que culminaram com a recuperação de duas das quatro viaturas, e deteve ainda cinco indivíduos por alegado envolvimento nos roubos.
“As acções subsequentes culminaram com a recuperação de duas viaturas, foram detidos cinco indivíduos e foram apreendidas duas armas AKM, com 38 e 40 munições cada, numa oficina no bairro ‘25 de Julho’”, disse Mudumane.
Sobre o envolvimento destes cinco indivíduos no esquema de roubo, desmontagem e transformação de viaturas, a Polícia diz que ainda é muito cedo para concluir isso, mas não deixa de lado esta possibilidade, apesar de não ter sido encontrada nenhuma viatura na oficina onde estavam escondidas as duas armas.