O presidente do Conselho Municipal de Tete, Celestino Checanhaza, anunciou a construção duma ponte sobre o rio Phanda Pote-Pote, no bairro “Mateus Sansão Muthemba”, que dista seis quilómetros da cidade de Tete.
Sem divulgar o custo da obra nem a proveniência do financiamento, Checanhaza disse que, em breve, estarão no local técnicos ligados ao meio ambiente, para estudarem o terreno e determinar vários aspectos.
O presidente do município de Tete fez estas declarações na semana passada durante a visita que efectuou àquele bairro. Ele foi confrontado pela população, num comício que orientou. A polução queixou-se do sofrimento na época chuvosa, quando pretendem chegar à cidade. Além do problema da ponte, a população do bairro “Mateus Sansão Muthemba” debate-se com graves problemas de falta água. As duas bombas de água estão avariadas.
“Em resposta à vossa questão sobre estrada e ponte, visto que passam mal quando chove, asseguro que vamos construir uma ponte ainda neste mandato. Estamos para servir os munícipes desta cidade. Devo dizer também que vamos reparar as bombas avariadas”, disse o presidente do Conselho Municipal da cidade de Tete, e pediu tempo e calma aos munícipes. Nos próximos dias, Celestino Checanhaza vai visitar os outros bairros da cidade.