Sociedade Meio Ambiente Município de Tete terá primeiro aterro sanitário

Município de Tete terá primeiro aterro sanitário

O município de Tete terá brevemente um aterro sanitário industrial para gestão dos resíduos sólidos. A informação foi transmitida pelo presidente do Conselho Municipal, Celestino Checanhaza, em declarações ao CanalMoz.

A problemática da gestão do lixo, na cidade de Tete, vem ganhado corpo duma forma alarmante, descaracterizando a cidade. “Com o desenvolvimento que a cidade apresenta, preocupa-nos a questão da recolha eficiente do lixo. Devemos reforçar os nossos meios nesta área. Estamos a negociar com algumas empresas que nos ajudarão a recolher o lixo. Paralelamente a isso, está em curso um estudo para termos um aterro sanitário industrial, onde será depositado o lixo duma forma saudável”, disse Celestino Checanhaza.

Para além do grave problema da gestão do lixo, há um fenómeno a que se assiste na cidade de Tete. Vários contentores para o depósito de lixo são queimados por munícipes, que, em vez de apenas depositarem o lixo, ainda põem fogo, com finalidade de queimar o lixo. O facto está a deixar o Conselho Municipal insatisfeito, visto que muitos contentores já estão danificados. “Vemos com tristeza munícipes a queimarem contentores de lixo. Isso traz prejuízos ao município, mas vamos continuar a sensibilizar os munícipes para abandonarem essa prática”, afirmou.