O metical desvalorizou-se face às principais moedas estrangeiras mais transacionadas no mercado cambial nacional, nomeadamente o dólar americano e o rand, ao longo do mês de Abril, segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Banco de Moçambique.

Os mesmos indicam que o dólar norte-americano foi cotado, durante o período em análise, em 30,65 meticais, no MCI, correspondendo a uma depreciação mensal, acumulada e anual da moeda nacional de 0,72%, 2,34% e 2,10%, respectivamente.

Por seu turno, a taxa de câmbio face ao rand foi de 2,92 meticais, o que equivale a uma depreciação nominal mensal e acumulada do metical de 1,39% e 2,82%, respectivamente, mas a uma apreciação anual de 12,57%.

A desvalorização dos principais produtos de exportação nacional no mercado internacional é apontada como a principal causa desta situação.

No que toca ao Mercado Monetário Interbancário, as taxas de juro médias ponderadas dos leilões dos Bilhetes do Tesouro tiveram um comportamento misto, tendo as dos prazos de 91 e 364 dias incrementado ligeiramente, em três e um pontos base, para 5,25% e 7,20%, respectivamente, enquanto as de maturidade de 182 dias reduziram ligeiramente em um ponto base, para 6,40%. Em termos anuais, as taxas de juro observadas no mês em referência representam incrementos de 2,31, 1,66 e 2,21 pontos percentuais para as maturidades de 91, 182 e 364 dias, respectivamente.

Por seu turno, a taxa de juro média ponderada das permutas de liquidez entre as instituições de crédito no mercado interbancário reduziu no mês em 2 pb para 3,13%, cifra que, no entanto, em termos anuais, equivale a um incremento de 7 pontos base.