Sociedade Saúde População de Maputomane percorre 20 km para encontrar Centro de Saúde

População de Maputomane percorre 20 km para encontrar Centro de Saúde

A população do povoado de Maputomane, no posto administrativo de Cumbana, no distrito de Jangamo, percorre cerca de 20 quilómetros para obter cuidados de saúde, facto que leva muitos residentes daquela região a recorrerem à “medicina tradional”. Outros ficam mesmo em casa, com medo de a doença piorar no caminho.

O líder comunitário em Maputomane, Francisco Armindo Tsambo, disse à nossa reportagem que esta situação já foi reportada várias vezes às autoridades governamentais, mas estas nada fizeram até ao momento.

“Quando alguém fica doente, deve percorrer uma ditância de vinte quilómetros para encontrar o Centro de Saúde de Nhacodja”, disse Francisco Tsambo, tendo acrescentado que “como os carros não pernoitam em Maputomane à noite, quando alguém fica doente, recorre a raízes tradicionais para se curar”.

Mulheres têm o parto nas suas residências

Segundo o mesmo líder comunitário, várias mulheres continuam a ter o parto nas suas residências, com ajuda de senhoras mais velhas, porque as mulheres grávidas não conseguem percorrer longas distâncias. “Aqui nenhuma mulher dá parto no Centro de Saúde, porque a distância é muito longa e pode correr o risco de perder o bebé.”

Recomendado para si:  Província de Maputo regista aumento de casos de malária

Directora distrital de saúde reconhece o problema

A nossa reportagem contactou a directora distrital da Saúde do distrito de Jangamo, Maria Rafael, que disse que o distrito se debate com sérios problemas da rede sanitária, que não chega para abranger todo o distrito.