Sociedade Criminalidade Agitação na Cadeia Civil de Maputo

Agitação na Cadeia Civil de Maputo

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

As reclusas que se encontram na Cadeia Civil estão em greve incluindo de fome, desde a última segunda-feira, uma situação que obrigou as autoridades penitenciárias a reforçarem as medidas de segurança daquela cadeia.

Na sequência dos tumultos, as reclusas partiram vidros, arrombaram portas e incendiaram o colchão de uma das celas.

As reclusas que o Governo considera algumas como envolvidas em crimes de tráfico de drogas, exigem a liberdade condicional para Erika Cristiane de Moura. Um Comunicado de Imprensa da Direcção Geral dos Serviços Nacionais Penitenciários, refere que a Cadeia Civil, voltou a viver no fim da tarde desta quarta-feira momentos de agitação protagonizado pelas reclusas, exigindo a liberdade condicional para Erika Cristiane de Moura de nacionalidade brasileira.

Segundo a nota, tudo começou na última segunda-feira quando esta reclusa exibiu um despacho que lhe recusa a liberdade condicional, por alegadamente não possuir residência no território nacional.

Segundo as autoridades, por canais alheios à instituição, Erika Cristiane conseguiu obter o referido documento exarado pelo tribunal.

Apesar da Direcção daquele Estabelecimento Penitenciário ter-se dirigido de imediato à secção feminina para se reunir com as reclusas com vista a perceber as reais motivações de agitação, sensibilizar e explicar as condições da concessão da liberdade condicional, assim como os mecanismos de apresentação das principais preocupações, “o papo” não convenceu as reclusas.

Do encontro o SERNAP diz registou-se um clima de tranquilidade, contudo, no final do dia, as reclusas retomaram a onda de agitação, ao ponto de as protagonistas aconselharem as restantes condenadas para não receber as refeições.

A cadeia Civil de Maputo tem um total de 142 reclusos, sendo que 101 são do sexo masculino e 41 do sexo feminino dos quais 26 são de nacionalidade estrangeira.