Sociedade Educação Professores da Escola Secundária da Moamba ameaçam paralisar aulas

Professores da Escola Secundária da Moamba ameaçam paralisar aulas

Os professores da Escola Secundária da Moamba, na província de Maputo, ameaçam paralisar as aulas a partir desta quarta-feira, caso não sejam pagos os salários em atraso, referentes ao mês de Janeiro.

Os professores dizem que os atrasos de salários vêm se registando desde os finais do ano passado. Dizem, por exemplo, que o salário de Novembro saiu no dia 10 de Dezembro. O salário de Dezembro foi pago na tarde do dia 24, e o 13.º vencimento só esteve disponível em finais de Janeiro. Acusam ainda o director da escola de estar a mudar de versões a cada dia que passa. Na semana passada, falava de “e-Folha”. Esta segunda-feira, falava de atrasos de entrega da requisição nas finanças.

“Até hoje (ontem segunda-feira) ainda não recebemos salário de Janeiro. A partir da quarta-feira se não houver salário de Janeiro, vamos boicotar as aulas”, ameaçam.
Acrescentaram que no ano passado, durante as correcções dos exames da 2ª época reuniram-se com a direcção da escola para saber o que estava a acontecer, mas a resposta obtida foi que as finanças ainda não transferiram o valor para a conta da escola.

Recomendado para si:  OrMM anula exames da UniLúrio e levanta questões sobre formação em medicina

“Vamos marchar ao gabinete do director onde vamos informar que enquanto a situação não estiver regularizada, vamos paralisar as actividades, e isto vai afectar as crianças”, disse.

Escola em processo de e-SISTAFE

Em contacto com o Canalmoz, o director da Escola Secundária da Moamba, Carlos Mula, reconhece o atraso de salários e diz que desde Novembro a escola está em processo de “e-Folha”.

“Temos funcionários que ainda não estão no sistema ‘e-Folha’. Registamos atrasos desde os salários de Dezembro. Uma parte dos professores já está no Sistema de Administração Financeira do Estado”, disse.
Na Escola Secundária da Moamba há 44 professores.