Sociedade Educação Curso nocturno sem aulas por falta de lâmpadas nas salas

Curso nocturno sem aulas por falta de lâmpadas nas salas

Mais de mil alunos de 8ª a 12ª classes, matriculados no curso nocturno na Escola Secundária de Namicopo, no bairro Carrupeia, arredores da cidade de Nampula, estão privados de aulas por falta de lâmpadas nas salas, desde que arrancou o ano lectivo de 2014.

Entretanto, o director pedagógico do curso nocturno, Marcelo Gil, distancia-se da situação e atira as responsabilidades à directora da escola e o respectivo administrativo.

O grupo de professores, que contactou o Canal de Moçambique para denunciar o que apelidou de “gestão danosa” na Escola Secundária de Namicopo, disse que desde o arranque do ano lectivo de 2014, os alunos do curso nocturno ainda não assistiram a uma aula sequer devido à falta de lâmpadas nas salas.

“Somos obrigados a assinar o livro de turma sem que tenhamos dado aulas, por falta de lâmpadas. Os estudantes foram informados para ficarem em casa eque seriam comunicados para regressarem à escola quando se colocarem as lâmpadas”, disseram.

Acrescentaram que no segundo trimestre do ano passado, os estudantes é que compravam as lâmpadas ante olhar sereno e impávido de quem é de direito.

“A direcção da escola e o sector administrativo não se entendem. Na segunda-feira da semana passada houve uma reunião em que os pedagógicos do curso nocturno, que não sabiam quando é que seriam colocadas as lâmpadas. O gabinete do director e a sala dos professores estão iluminados”, disseram.

Incumprimento de planos

O director pedagógico do 2º ciclo, Marcelo Gil, disse que esta situação está a afectar o processo de ensino e aprendizagem, além de não cumprimento do que foi planificado.

“Até hoje (sexta-feira) as salas não estão iluminadas, talvez a senhora directora pode explicar-se melhor. A direcção da escola e o administrativo é que fizeram o plano de compra de material. Os planos são feitos no gabinete do director com administrativo. Os pedagógicos não são convidados”, disse.

Marcelo Gil disse, por exemplo, que um professor de português tem cinco horas por semana/turma e das ciências tem três horas por semana/turma.

Indicou que no 2º ciclo, cada professor tem 20 horas por semana e est¬á-se há duas semanas sem aulas. “Na próxima semana, vamos entrar na terceira semana sem aulas”, disse Gil.