O Banco Mundial acaba de nomear o seu novo director para Moçambique e mais quatro países africanos. Trata-se de Mark R. Lundell, cuja nomeação tem efeito desde o dia 1 de Fevereiro corrente. Para além de Moçambique, Lundell é também director do Banco Mundial para Madagáscar, Maurícias, Comores e Seycheles.
Na sua nova função, segundo um comunicado da representação do Banco Mundial em Maputo, recebido pela AIM, Lundell terá residência em Moçambique.
O novo director é cidadão americano. “Ele possui uma vasta carreira no Banco Mundial, tendo ocupado várias posições de relevo na instituição e em várias regiões do mundo.
A sua última função foi na China, onde desempenhou até à data da sua nomeação o cargo de gerente sectorial para a Área do Desenvolvimento Sustentável, no escritório do Banco Mundial, em Beijing”, explica o comunicado.
Antes de ingressar no Banco Mundial, Lundell trabalhou no Departamento de Agricultura dos Estados unidos da América (EUA).
é doutorado (PhD) em Economia, com especialidades em agricultura e recursos naturais pela Universidade de Califórnia, Berkley, e é licenciado (BA) em Economia.