Durante o fim de semana foi circulando na cidade da Maxixe (Inhambane) aquilo que segundo docentes daquela escola, será o exame da 2ª Época de História da 10ª classe a ser realizado hoje, à tarde. O “exame” era vendido pelos professores a muitos alunos externos e internos antes de ser realizado hoje (segunda-feira), à tarde. O Canalmoz obteve uma cópia do suposto exame que publica aqui para que caso seja efectivamente o verdadeiro exame, as autoridades de educação tomem as devidas medidas, que passam pela sua anulação.
Ei-lo_
2a época de História
1. Para a reconstituição do passado, o historiador serve-se de fontes históricas.
a) transcreva para a sua folha e exame a operação que revela a importância das fontes históricas.A) Ajudam a perceber o presente das ciências da natureza e exame;
Ajudam a compreender o passado e perspectivar o futuro dos Homens;
C) Serve de intermediário entre os sacerdotes do oriente e o historiador;
D) Servem de intermediário entre os imperadores antigos e o historiador.b) Que tipo de fontes de história predominam em África?
2. Nas vésperas da I-G-M devido a política “de alianças militares” o continente Europeu viveu um clima e paz armada.
a) Justifica a expressão sublinhada com duas alianças constituídas.b) Mencione 3 consequências desta guerra para a Europa.
– A Europa ficou profundamente devastada pela guerra;
– Numerosas mortes;
– A crise que se instalou depois da guerra fez se sentir em várias esferas da vida.3. O grupo dos países do terceiro mundo surge como terceira força no âmbito da guerra fria.
Que opção revela a principal característica destes países.A) Alto índice de pobreza e dependência;
Exportadores de capitais acumulados;
C) Importadores de matéria prima;
D) Muitos riscos e com economias estáveis.4. No fim da I-G-M desenvolveram-se em alguns países da Europa regimes totalitaristas.
a) Como se chamaram os regimes totalitristas que surgiram na:
A) Alemanha;
Itália- Auto democrático e autocomunistas.b) Apresente duas causas que levaram a implantação destes regimes;
5. A II Guerra Mundial teve consequências desastrosas para a humanidade.
a) Localize no tempo e espaço este conflito;
b) Mencione dois objectivos da criação da ONU;
6. Com o tráfico de escravos, o nosso continente foi despojado de milhões de pessoas indispensáveis à produção, o que enfraqueceu a capacidade produtiva.
a) Mencione dois produtos que Africa recebia em troca;
b) Justifique a afirmação com duas consequências do tráfico de escravos para Moçambique.7. A 18 de Março de 1871, triunfou em Paris e por um período de 72 dias (…) a primeira revolução proletária do mundo.
a) Como ficou conhecida esta primeira revolução proletária do mundo?8. “O Egipto foi uma civilização situada no nordeste de África e seria um deserto se não fosse a existência do rio Nilo”.
a) Comenta a afirmação;
b) Porque o Faraó era considerado monarca com poderes absolutos?
c) Quais foram as grandes inovações técnicas par melhorar o aproveitamento das margens do rio Nilo.