Sociedade Criminalidade Viatura militar transportando cadáveres capota e mata em Manica

Viatura militar transportando cadáveres capota e mata em Manica

Um camião militar pertencente às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), carregado de corpos sem vida – que se supõe que sejam de militares – capotou e morreram 14 militares e outros sete contraíram ferimento entre graves e ligeiros, na região de Cafumpe no distrito de Gondola, província de Manica. A tragédia ocorreu no último sábado por volta das 16 horas. A informação está a ser ocultada pelo Governo.

David Francisco, primeiro-sargento, sobrevivente do acidente que contraiu ferimentos no braço e na coluna, neste momento encontra-se hospitalizado no Hospital Provincial de Chimoio. Contou ao Canalmoz que o acidente deu-se na região de Cafumpe quando estes vinham de Muxúnguè, distrito de Chibabava, na província de Sofala, transportando 30 corpos de agentes das FADM mortos na manhã da última sexta-feira no confronto com supostos guerrilheiros da Renamo.

Segundo contou-nos, a viatura vinha em alta velocidade, e chegado na zona de Cafumpe o pneu da frente estoirou-se, tendo a viatura se despistado e capotado. Ainda segundo o militar, morreram no local 14 militares e sete deles contraíram ferimentos entre graves e ligeiros, sendo ele um dos feridos.

Os cadáveres, os 14 militares que terão morrido no acidente e os sete feridos que seguiam no camião, seguiam à cidade de Chimoio para depositar na morgue os trinta corpos e para os sobreviventes receberam tratamento.

No Hospital Provincial de Chimoio ninguém fala do assunto, alegadamente porque “não têm autorização”.

Os militares agora internados informaram ao Canalmoz que a situação em Muxúnguè é “grave” e que “há muitos jovens das FADM em desespero”.