Politica MDM acusa STAE de trocar resultados em Chimoio

MDM acusa STAE de trocar resultados em Chimoio

O Movimento Democrático de Moçambique em Manica, na pessoa do seu delegado político provincial, Manuel de Sousa, acusou a Comissão Provincial de Eleições (CPE) e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de Manica de estarem a “fazer arranjos” nos resultados para dar vantagem à Frelimo e seu candidato, Raul Conde Adriano.

Segundo Manuel de Sousa, na contagem paralela do MDM, o seu candidato, João Luís Ferrão, vai na frente com 51.1% dos votos e na Assembleia Municipal o MDM obteve 52.6%, contrariamente ao que vem sendo anunciado pelo STAE em Chimoio.

Sousa acusa os órgãos eleitorais de trocar os resultados do seu partido e do seu candidato a favor da Frelimo. “Dos editais que temos, confirma-se a vitória do MDM e do seu candidato”.

“Sabemos que há editais que ainda não foram entregues ao STAE e alguns presidentes de mesa estão a ser chamados para assinar novos editais falsificados”, disse Manuel de Sousa.

O MDM reconhece, entretanto, a derrota do seu partido e dos seus candidatos nos quatro municípios, nomeadamente Sussundenga, Manica, Catandica e Gondola. Não reconhece a vitória da Frelimo e seu candidato em Chimoio. Ainda não há resultados definitivos oficiais em Chimoio.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade

Dados do STAE indicam que no município de Manica, o candidato da Frelimo, Raimundo Quembo, arrecadou 9.193 votos válidos, contra 1.686 de Delfim Page, do MDM.
No município de Catandica, o candidato da Frelimo, Tomé Alfândega, obteve 5.200 votos, contra 1.799 do seu adversário do MDM, Rangel Mairosse. No município de Gondola, o candidato da Frelimo, Eduardo Gimo, arrecadou 5.220 votos, contra 2830 do candidato do MDM, Arone Mussualho.

No município de Sussundenga o candidato da Frelimo, Venâncio Veremo, obteve 5.506 votos válidos, contra 663 de Alberto Ziai, do MDM.

Nas assembleias municipais

Nas assembleias municipais, em Chimoio a Frelimo obteve 27.761 votos válidos, contra 24.267 do MDM, em Catandica, 5.274 votos foram para a Frelimo, contra 1599 do MDM, em Gondola, 5.148 votos válidos foram para a Frelimo, contra 2.666 do MDM e 106 do Partido Independente de Moçambique (PIMO).

Ainda para as assembleias municipais, segundo a fonte, em Manica a Frelimo teve 9.026 votos, contra 1747 do MDM e, por último, no município de Sussundenga a Frelimo obteve 5.329 votos válidos, contra 695 do MDM