Cultura Lokua Kanza cantou e encantou Maputo

Lokua Kanza cantou e encantou Maputo

O músico congolês, actualmente radicado em França, Lokua Kanza, cantou e encantou o público moçambicano, num show realizado na passada sexta-feira, em Maputo, no âmbito do Verão Amarelo da mcel.

Lokua Kanza cantou e encantou Maputo

O concerto, que teve lugar no Centro Cultural Universitário da UEM, marcou o lançamento do festival de música africana, denominado Fest Afrik Moçambique, um projecto que teve o apoio pela mcel, a maior operadora de telefonia móvel do País, em parceria com a produtora Laboratório de Ideias, visando transformar a capital moçambicana num palco onde desfilam os melhores músicos africanos.

Lokua Kanza, acompanhado por uma banda do Congo e Camarões, emocionou a plateia, com os seus temas antigos e do seu mais recente álbum, denominado “Nkolo” (Deus), e, tal como ele prometera aquando da conferência de imprensa, durante o espectáculo cantou com maior ênfase as músicas que versam sobre o amor e a paz, em gesto de solidariedade para com o povo moçambicano que, actualmente, vive em situação de instabilidade político-militar.

O autor de músicas como Nkolo Akosunga, Yoka, Tika ngai, Beselombo, e Wapi Yo, entre outras, sendo esta última a mais famosa e conhecida entre os moçambicanos, teve como seu convidado especial Frank Paco, um músico moçambicano actualmente a residir na África do Sul, e que esteve também acompanhado pela sua banda.

Cláudio Chiche, administrador comercial da mcel, referiu que o show que marcou o início de Fest Afrik Mocambique superou as expectativas tanto dos organizadores assim como daquela empresa de telefonia móvel, principal patrocinadora do evento. (FDS)