Um moçambicano foi alvejado mortalmente e outro gravemente ferido, ambos supostamente caçadores furtivos, no último domingo durante uma troca de tiro entre estes e a força sul-africana de Protecção do Kruger Park.
As vítimas faziam parte de um grupo de cinco moçambicanos que se dedicam à caca furtiva, segundo disse ao Canalmoz o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Comando Provincial de Gaza, Jeremias Langa.
Do grupo, segundo a Polícia, três conseguiram fugir durante a troca de tiros, sendo dois para parte incerta e o terceiro, agora a contas com as autoridades policiais moçambicanas, teria sobressaído no distrito de Mabalane, concretamente no Parque Nacional do Limpopo.
“O indivíduo de 30 anos, que agora está preso, disse que se encontrava com amigos e tinham ido à caca de rinoceronte. Contou que se introduziram no Kruger Park onde foram interpelados pela força sul-africana de protecção do parque, tendo havido troca de tiros que resultou na morte de um dos amigos e ferimento de outro, enquanto os três dispersaram-se em fuga”, disse Jeremias Langa.
O jovem agora detido, ainda de acordo com a Polícia em Gaza, é natural do distrito de Magude, na província de Maputo. As autoridades moçambicanas dizem que estão a investigar com a Polícia sul-africana para apurar o paradeiro do corpo do malogrado e as circunstâncias em que se encontra o ferido.
Outros caçadores furtivos interpelados e alvejados em Massingir
Entretanto, no distrito de Massingir, na província de Gaza, dois indivíduos de um grupo de cinco elementos, supostamente caçadores furtivos, foram detidos nesta segunda-feira pela Polícia da República de Moçambique (PRM) no Parque de Kwin City, localizado na zona de Nyamavondzondzo, depois de uma troca de tiros com a Polícia.
Os dois indivíduos de nacionalidade moçambicana, segundo o porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, disseram durante o interrogatório que se encontravam naquele parque de passagem para o Kruger Park na África do Sul, onde iam caçar.
Quando interpelado pela Polícia, o grupo tentou trocar tiros com a PRM, tendo um deles sido alvejado nas costas. Para além dos dois detidos, um deles com ferimentos, respectivamente com 27 e 30 anos de idade, outros três fugiram para parte incerta, isso segundo Jeremias Langa, da PRM em Gaza.