Economia Governo anuncia 106 mil postos de trabalho criados em seis meses

Governo anuncia 106 mil postos de trabalho criados em seis meses

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

No primeiro semestre deste ano, segundo o Governo, foram autorizados 263 novos projectos num investimento total de 2,561 milhões de dólares que se estima ter gerado 106.854 novos empregos. Estes dados foram apresentados pelo Governo no decorrer da 14.ª sessão plenária do Observatório do Desenvolvimento que junta o Governo, sociedade civil e parceiros de cooperação.

De acordo com o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, a produção global no primeiro semestre de 2013 permitiu um crescimento de 6.5%, facto que faz com que o executivo acredita que irá alcançar a meta do crescimento económico previsto para este ano.

Cuereneia avançou ainda que se continua a registar avanços significativos no desenvolvimento do capital humano, nas áreas de educação e saúde.

“Na área de educação houve aumento da taxa de escolarização aos 6 anos na primeira classe de 79,4%, como resultado da expansão do acesso ao ensino primário e com a contratação de 6.228 novos professores. Na saúde foi possível alargar a cobertura do planeamento familiar para 11%, das crianças completamente vacinadas alcançou 52% e o acesso ao tratamento anti-retrovirais para 32,853 crianças e 359, 129 adultos”.

Doadores fazem apreciação contrária a do Governo

Falando em representação dos doadores, o coordenador interino da ONU e representante da Unicef, Koenraad Vanormelinger, destacou o facto de estarmos a sensivelmente um ano do marco dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio mas os avanços do País nesta matéria ainda estarem longe de ser alcançados.

“A subnutrição crónica continua a ser um enorme desafio, tanto que em 2011 cerca de 43% sofriam deste mal”, disse Koenraad Vanormelinger.