Sociedade Segurança FADM preparam 25 de Setembro

FADM preparam 25 de Setembro

As forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) já se mexem em torno das festividades do 25 de Setembro, data que assinala este ano o 49.º aniversário do início da luta armada de libertação nacional.

Com efeito, o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, procedeu, quinta-feira última em Maputo, ao lançamento da semana comemorativa da efeméride, também celebrada como dia das FADM.

O lançamento da semana comemorativa foi feito na altura em que o ministro patenteava e nomeava três oficiais generais e um oficial superior das Forças Armadas, no quadro do refrescamento do Exército, na perspectiva de conferir uma maior dinâmica ao sector da Defesa.

Na ocasião, o Ministro da Defesa Nacional disse que este ano a exaltação da data será feita de uma maneira especial, pois se acrescenta a realização do Festival Desportivo e Cultura das FADM, na cidade de Chimoio, província de Manica.

“O Festival será uma festa das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e um momento ímpar de exaltação dos valores da nossa moçambicanidade”, afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional.

Filipe Nyusi acrescentou que as FADM se sentirão orgulhosas de conviver com os combatentes do “25 de Setembro” oriundos de todas as regiões do país e também de conviver directamente com o povo, através da população da província de Manica.

Segundo Filipe Nyusi, o Festival Desportivo e Cultural das FADM será um momento de festa e de troca de experiências, abrilhantado por vários momentos, incluindo a diversidade cultural e contará com a presença do Comandante-Chefe das Forças de Defesa de Moçambique, o Chefe do Estado Armando Guebuza, que dará mais ensinamentos como promotor da auto-estima e do patriotismo por excelência.

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique celebrarão a data com os olhos postos na celebração em 2014 dos 50 anos do desencadeamento da luta armada de libertação nacional.

Neste sentido, o Ministro da Defesa Nacional exorta a todos os militares e ao povo em geral a fazer do 25 de Setembro deste ano um momento de reflexão da necessidade do amor ao outro e amor a Moçambique, uma reflexão que conduza à postura moçambicana de homens defensores da paz e da estabilidade no país.

Destaques da semana